segunda-feira, 26 de novembro de 2018


SOCIOLOGIA COMPREENSIVA
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Weber v Dilthey

Singularidade
verstehen e erklaren
nao é empatia
não é recriação intuitiva ou revivencia
tipos ideais, justapor modelos
aos nativos

SUPERA a divisao nomotetico /
idiografico

DUAS ETICAS
RESPONSABILIDADE e CONVICÇÃO
a etica do santo
do martir
a etica do calculo
dos efeitos
nao implementar tudo
prudencia

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MARXISMO OCIDENTAL

Adorno
dialetica negativa
critica radical da cultura
ruptura
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Keynes , adminstra, bem estar
sem revolução
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dominação
cultural
dialetica do esclarecimento
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 Habermas sem telos, sem classes
Gramsci com projeto classes e historia
nova formação supera e conserva
Trostky mundial e permanente
Althusser
estruturas sincronicas
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Wittgestein pro URSS
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Aron contra a URSS
Kojeve contra a URSS
Croce contra a URSS
Camus contra a URSS
Sartre pro URSS
Leo Strauss e CSchmidt

Anarquismo
Chomsky contra Lenin

Sartre
mito da historia

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Alemão e um dos principais representantes do idealismo alemão.

A carreira de Schelling foi marcada pela constante busca de um sistema que permitiria conciliar a natureza e o espírito humano com o absoluto, explorando as fronteiras entre arte, filosofia e ciência.

Influenciado por: Immanuel Kant, Johann Gottlieb Fichte, Platão, Gottfried Wilhelm Leibniz, MAIS

Influenciou: Georg Wilhelm Friedrich Hegel, Martin Heidegger, Arthur Schopenhauer, MAIS

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Stammler

 procurou fazer uma teoria de conteúdo variável, rejeitando o direito natural material baseado na natureza humana,

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Ideia de Historia
Collingwood
Croce
Dilthey

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Giddens
critica da teoria sistemica
critica do estruturalismo
Intersubjetiva
Influenciado por: Pierre Bourdieu, Karl Marx, Max Weber, Émile Durkheim, Michel Foucault, MAIS

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M Aanalitico
Marxismo sem erros ou marxismo apenas nominal visto que todos elementos da teoria se dissolvem e descaracterizam . Hipótese nova . Teste de falseabilidade .


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LAW
DIREITO
Kelsen
Vecchio
Cossio
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Poder normativo da Constituição
Hesse
Lasale.

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Causas
STF decisões judiciais
Moro no Governo
Lava Jato e o Congresso contra
Indulto
HC
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Ponde
Politicamente correto , não ser grosseiro , mas não obstar , intimidar , censurar , sem delírio , paranóia , defesa da educação , democracia , civilidade , convívio , usar errado o principio, sem ofender a pretexto de,

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Russell , Whitehead , Northop 

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Neuman, Morgenstern

TJ
TER

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Inspirador da corrente neokantiana no âmbito jurídico, conferiu à ciência do direito e atribuiu-lhe metodologicamente os instrumentos do «fim e dos meios» contrapostos aos de «causa e efeito» das ciências naturais. O mérito de Stammler reside na sua tentativa de superar o positivismo da sua época. É autor da teoria do chamado Direito Natural de conteúdo variável.


Obras

Despotismo ilustrado iluminismo positivismo elite guia Léo cidade Deus plato Morus elite Pareto valores koeith variável conteúdo

Stammler procurou fazer uma teoria de conteúdo variável, rejeitando o direito natural material baseado na natureza humana, ...


Influenciado por: Pierre Bourdieu, Karl Marx, Max Weber, Émile Durkheim, Michel Foucault, MAIS

Conhecida por: Teoria estruturalista, Double hermeneutic, Terceira via, MAIS

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Tridimensional

Norma Kelsen
fato Marx
valores escolastica
dever ser
devenir dinâmica dialética

Antropologia C L Strauss
 língua fala
direito sociedade
classificação
símbolo conhecimento

A tota
Mauss
Durkheim troca dom atomo do parentesco

está e é estrutura caleidoscópio / tudo nada / plural singular

=

Robertson Smith
Durkheim
Coletivo

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Etnologia

síntese de múltiplas sociedade antropologia

 escrever lá set colonial

complexa abrangente espacial temporal bando chefe invasão estado relativismo selvagem civilização asiático hidráulico pré colombiano cinquenta

Colombo hierarquia poder casta

 encantamento fase positiva categoria nativa

Cook pensamento crítico

Kula
Potlatch

comercio simbolico
acumular

repressivo autônomo reflexivo responsivo restituição

 pena alternativa uso alternativo exemplo segregação


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 Voegelin
guerras e luta de classses
Hegel como Marx
 Aquino razão
Gnose
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Neoliberalismo e social-liberalismo, o debate sobre os fundamentos do pensamento liberal, através da filosofia política de José Guilherme Merquior

Jobim, Everton Nahid.

Rio de Janeiro; s.n; 2006. 91 p.

Tesis en Portugués | BVSPS, FIOCRUZ | ID: bps-191

A presente dissertação investiga a constituição histórica do pensamento liberal através das reflexões do diplomata e cientista político, José Guilherme Merquior. O trabalho expõe as principais linhas de desenvolvimento do liberalismo, seus pensadores mais influentes, concentrando atenção no debate interno ao pensamento liberal. Aquele debate que se estabelece entre o liberalismo clássico e o social-liberalismo, tendo como contexto geral o advento da moderna sociedade democrática e industrial; e, posteriormente, entre o neoliberalismo de Von Mises, Hayek e Friedman, e o social- liberalismo, sob a influência do keynesianismo. Ao mesmo tempo, reflete também sobre a relação do liberalismo com as correntes não-liberais no campo do conservadorismo e no âmbito do pensamento socialista. Pensar, enfim, a relação entre o liberalismo, a democracia e a problemática social, através do pensamento político de Merquior, é o propósito geral deste trabalho.(AU)

Asunto(s)

Política Ética Problemas Sociales Democracia Brasil

Biblioteca responsable: BR1273.1

Ubicación: BR1273.1; T320.981, J62n

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Karl Polany
A Grande Transformação

O intercâmbio e o mercado constituem uma forma de integração baseada no direito de propriedade, nos deveres relacionados a esse direito, e no livre-contrato entre as partes envolvidas. O ato de comprar e vender é o modo de distribuição dos bens e serviços. A compra se realiza com base no sistema de preços e através do dinheiro, como expressão do poder de compra. Instituições culturais regulam essas práticas e a vida econômica e política da sociedade. As condutas e suas motivações só fazem sentido em instituições culturais. Essa tese de Polanyi contraria o argumento de Hayek que concebia a economia de mercado como resultado espontâneo da livre interação de indivíduos, sendo a moldura institucional um mero formalismo sobre uma realidade já existente. A contribuição teórica fundamental de Karl Polanyi é a categoria embeddedness/ 'imersão', em outras palavras, indivíduos e suas relações encontram-se imersos em instituições culturais historicamente constituídas que os condicionam. Segundo Polanyi, antes do surgimento da economia de mercado, o sistema econômico estava imerso em relações sociais gerais. O mercado, ou o ato de comprar e vender, era apenas parte das instituições globais existentes naquela sociedade. Com o crescimento do padrão mercantil, esse mercado se pretende separado das instituições gerais, se autorregulando, sem influência de fatores externos. A economia de mercado se torna como uma relação natural, englobando todo o processo produtivo. Tudo se torna mercadoria, terra, trabalho e dinheiro, e pode se tornar objeto de compra e venda no mercado. A economia de mercado só pode vigorar numa sociedade estruturada sob as instituições de mercado, em uma sociedade de mercado. A emergência do mercado só é possível com a remoção de uma série de obstáculos que vigoravam na sociedade anterior e que impediam ou dificultavam a transação mercantil em relação ao trabalho humano, terra e dinheiro, as "mercadorias fictícias". O que era apenas uma parte da sociedade e de suas instituições se torna o regulador geral da sociedade.
Suporte

Os sociólogos Fred L. Block e Margaret Somers argumentar que a análise de Karl Polanyi pode ajudar a explicar por que o ressurgimento das ideias de livre mercado resultaram em "tais falhas se manifestam como a persistência do desemprego, a desigualdade crescente, e as crises financeiras graves que têm enfatizado economias ocidentais ao longo dos últimos 40 anos. Eles sugerem que "a ideologia de que o livre mercado pode substituir o governo é tão utópica e perigosa", como a ideia de que o comunismo irá resultar no desaparecimento do Estado.
Crítica

Ideias de Polanyi tem sido criticado por historiadores econômicos, em especial as alegações de que as mentalidades econômicas da humanidade foram menos racional e utilitário maximizando na era pré-moderna. Praticamente todos os exemplos que Polanyi dá de uma sociedade pré-moderna operando sem um mercado foi examinado, com muitos achando o argumento de Polanyi querendo [14] Prêmio Nobel Douglass North argumentou que Polanyi confundido reciprocidade e redistribuição, com pagamentos laterais que existiriam racionalmente como explica o teorema de Coase.










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